Com quantos anos uma criança pode começar a ler?



   Quando o assunto é a aquisição da leitura e da escrita é importante que o tempo de cada criança seja respeitado ( cada criança tem o seu tempo).
   
   Algumas crianças começam a decifrar as primeiras palavrinhas com 5 anos de idade, enquanto outras nesta fase ainda estão aprendendo as letras e só começam a ler depois de um tempo, com uns 6 ou 7 anos de idade. Isso é muito relativo e muda muito de criança para criança. Você deve estar atento e levar em conta o interesse dela por este extenso universo das letras. Para despertar este interesse você pode criar um ambiente alfabetizador em sua casa, isso irá estimular um futuro gosto pela leitura e escrita.

   Incluir o indivíduo no mundo da leitura e da escrita vai muito além de simplesmente ensinar o código ( codificar e decodificar). O desenvolvimento da criança se dá de diferentes maneiras e podemos começar a desenvolver isso estando eles ainda bem pequenininhos. Portanto, quanto antes você inseri-lo no mundo da leitura e da escrita, melhor! Agora, isso não se trata de impor o código, mas convidá-lo a desbravar deste vasto universo de uma forma prazerosa!!!

   A seguir, estão algumas dicas para você criar um ambiente alfabetizador em sua casa e inserir o seu filho no mundo da leitura e da escrita o quanto antes:

1) Sejam verdadeiros leitores!

   O exemplo é o melhor instrumento na hora de conseguir desenvolver o que deseja em seu filho. Quer que seu filho seja um leitor? Então seja um!

2) Assim que você perceber que seu  filho já presta atenção por um tempinho em sua fala,  introduza  pequenas histórias (leia para ele) com imagens bem coloridas.

   Consequentemente você estará criando um hábito de leitura, junto ao seu filho! Você já estará introduzindo um ambiente favorável.

3) Tenha livros ao acesso da criança, mesmo que ele ainda não saiba ler e escrever!

   Pode ser um ambiente na casa, ou mesmo o quarto dele. Os livros devem estar dispostos de forma que facilite o contato da criança com o mesmo, numa altura que a criança possa manusear sempre que quiser!

4) Deixe que o seu filho explore os livros!

   Caso seu filho seja novinho, uma ideia legal é usar aqueles livros que podem ser molhados, ótimo para hora do banho! Há no mercado também, livros interativos.

   Seu filho não precisa dominar o código da leitura para ter contato com ela! Existem livros só de imagem e são ótimos também para iniciar o gosto pela leitura e estimular a criatividade!

5) Seja criativo!

   O mundo da leitura e da escrita é muito grande!  Você pode usar sua criatividade na hora de ler para os seus filhos. Mude o tom de voz quando preciso, faça gestos... Torne estes momentos um tempo de qualidade!